segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ATIVIDADE 2.3 Compartilhando experiências de uso de redes sociais

ATIVIDADE 2.3 Compartilhando experiências de uso de redes sociais Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva. Em grupo respondam as questões da pág. 60 e elaborem uma síntese para compartilhar nos blogs pessoais. Leiam as páginas 60 a 66.

 Hoje em dia estar conectado e atualizado às redes sociais atualmente é uma necessidade, principalmente para os pais e professores das novas gerações, que já nascem com habilidades específicas para lidar com os recursos digitais existentes, porém, é papel de quem está educando monitorar esse processo de interação social, de busca do conhecimento para a construção da aprendizagem, identidade e autonomia enquanto cidadão em formação, pois sabemos que fazer uso dessas mídias é muito interessante, divertido e prazeroso, porém podemos estar sujeitos ao risco de interagir com pessoas e conteúdos inadequados e como consequência sofrer diversos tipos se abusos e a desenvolver comportamentos desviantes e prejudiciais. Este contato com as redes sociais ocorreu a partir de contato com outros colegas e alunos que estão sempre ligados nas redes sociais em práticas educacionais e interação entre grupo, alguns já utilizavam em virtude da comunicação entre colegas, outros por meio de motivação em cursos oferecidos pelo e-proinfo e outros pela necessidade de troca de informações de estudo, troca de informações, curiosidade e momentos particulares, como conversa com parentes e conhecidos. Podemos utilizar as redes sociais bem como os novos recursos tecnológicos para informar data e indicar materiais de consulta de determinados conteúdos , bem como a inserção de links de textos , listas de exercícios, sites ou vídeos. Negativamente podemos nos deparar com o uso indevido da ferramenta em sala de aula, onde os alunos podem relacionar-se com outras pessoas e não participarem ativamente da aula , mesmo estando presente, desta forma a principal preocupação, torna-se a conscientização dos alunos na utilização da ferramenta, pois os mesmos devem estar ciente dos riscos em expor informações de caráter pessoal que podem ser utilizados de forma indevida ou denegrir sua imagem. Vale observar que o compartilhando de alguns arquivos deve ser restrito aos interessados, previamente registrados pelo educador garantindo a privacidade de assuntos ou informações.. No entanto, se estes são utilizados com sabedoria e discernimento tanto por parte do professor como do aluno poderemos contribuir e muito para a promoção de uma aprendizagem significativa e igualitária, uma vez que este é um campo bastante vasto de conteúdos e informações. Como educadora, a pesquisa na internet possibilita que aprimore, inove a minha prática pedagógica e assim torne as minhas aulas mais dinâmicas e atrativas e também abre espaço para que eu divulgue os trabalhos executados de forma global, ou seja, que partilhe da minha experiência com outros educadores e educandos. Em nosso parecer não existe grandes diferenças nos recursos em comparação ao ambiente e-proinfo que estamos utilizando, porque este também permite a interação entre os cursistas, promove a partilha de conhecimentos e experiências e possibilita a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.

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